Downloads Free, Negócio Criativo

Você é uma empreendedora?

Empreendedorismo. Você sabe exatamente o que é isso? Você se considera uma empreendedora? Você gostaria de ser uma empreendedora?

Segundo Augusto Cury:
“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história… Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.”

Essa para nós é sem dúvidas a mais perfeita definição do que é ser um empreendedor!

Mas sejamos realistas, empreender na teoria é muito lindo, quem nunca pensou em ser dono do seu próprio negócio? Mas na prática não basta ter uma boa ideia é preciso saber o que fazer com ela.
Para Sergio Diniz, consultor do Sebrae-SP, quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. “O empreendedor precisa aprender sempre. Conhecer seu ramo de atividade. Dominá-lo”.

“O empreendedor precisa aprender sempre” – Ou seja, não adianta eu pegar a minha ideia e do dia para a noite achar que posso por em prática e que irá dar certo.

“Montei meu ateliê mas não consigo cliente”
“Não sei o que fazer, comprei uma “ferramenta” muito usada no ramo que quero seguir mas e agora, como utilizar? Está na caixa já tem 3 meses”
“Tenho uma encomenda para entregar semana que vem, mas preciso que alguém me passe o molde”
“Quanto posso cobrar por essa peça?”
“Nada dá certo para mim, vou desistir”

Fizemos uma pesquisa em grupos de artesanatos e esses foram os desabafos e posts que mais se repetiram. Gente, sem INVESTIR, sem ESTUDAR, sem PLANEJAR e se ORGANIZAR o barco irá afundar! Conhecer o
que você quer é o primeiro passo, pois o caminho é longo até que ele se torne algo bem feito.

O consultor Sérgio Diniz descreveu as principais características que um empreendedor precisa ter ou adquirir, se realmente almeja que seu negócio dê certo e seja um sucesso, são elas:

Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;

Perseverança: as dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário. “Não se pode desistir”, insiste Diniz;

Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;

Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. “Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento”;

Eficiência e qualidade: as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir
que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;

Rede de contatos: é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. “A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos, vizinhos e antigas experiências”, diz Diniz. “Deve-se trazer isto para a sua realidade de negócio.”

Já deu para perceber que trabalhar em casa, não ter um chefe pentelho no seu pé, fazer seu próprio horário, curtir o crescimento dos filhos, não é assim tão fácil de se conquistar e nem é puro glamour, rs. Mas é possível sim!

E nós, as Mama Crafts, também temos uma dica mega valiosa:
Empreenda com AMOR: seja qual for o seguimento! Pois, sem amar o que se faz, você pode ter todas as ferramentas, todos os conhecimentos, mas seu barquinho ainda pode afundar. Para se ter sucesso é preciso ACREDITAR no que se produz e principalmente se VALORIZAR, mas sobre valorização falaremos num próximo post.

E para que você sempre esteja motivada(o) a continuar, te presenteamos hoje com esse kit pôster + stickers lindo de viver! Imprima, coloque no seu ateliê, aposto que sempre que olhar vai encontrar forças para perseverar sem esmorecer!
Para fazer o download desse e de outros arquivos que já disponibilizamos aqui no blog é só clicar nesse botãozinho:

Ah e aproveitando, já curtiram nossa Fanpage? Lá além dos posts do blog publicaremos muitas dicas rápidas legais! — > Fanpage Mama Craft

Esperamos que tenham gostado, qualquer dúvida, sugestão ou
reclamação (medo, rs) é só entrarem em contato. Estamos a disposição!

Abraços e beijos.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like