Dicas, Negócio Criativo

Silhouette – Qual devo comprar para começar meu negócio de papelaria?

Muitas pessoas querem começar a trabalhar com papelaria personalizada mas não tem noção de por onde começar, do que é preciso adquirir, tanto de materiais quanto de ferramentas e se veem perdidas no meio de tantas informações.

Com essa nova fase do Mama Craft, onde iremos focar principalmente na papelaria personalizada, vamos iniciar uma série de post sobre esse assunto.

Nesse primeiro post iremos falar sobre a principal ferramenta de trabalho para quem quer iniciar nesse ramo, a plotter de recorte Silhouette.

A maioria das pessoas acha que a Silhouette se chama “Silhouette Cameo” e não é verdade. O nome correto da plotter de recorte é Silhouette e Cameo é uma das versões da máquina. Assim como a Portrait, Curio e Mint.

Nesse post vamos falar dos dois modelos mais conhecidos e utilizados e depois (em outro post) falaremos dos outros dois modelos mais recentes.

Silhouette Cameo:

Esse modelo da Silhouette já está na 3 versão, mas ainda existe no mercado as versões 1 e 2 para comprar (apenas usadas).

A versão 1 e 2 é diferente da versão 3 que é mais atualizada e corta mais tipos de materiais.

Abaixo segue uma breve descrição dos recursos da máquina na versão 1 e 2:

A Silhouette CAMEO é um equipamento portátil de corte eletrônico que se conecta ao computador, PC (windows) ou MAC, por meio de um simples cabo USB. Este equipamento vem com o programa Studio (existe a versão gratuita, a Business e a Design), um software que permite a criação de desenhos, textos e formas para a composição de projetos antes do recorte (necessário noções básicas de programas de edição).

A Silhouette CAMEO  usa uma pequena lâmina que permite o corte automático de materiais como: papel, cartolina, vinil adesivo, tecido (chita e tricoline usando o termocolante), folha de magneto, termo-transfer, (para as versões 1 e 2) e todos os materiais anteriores acrescentados de  EVA, feltro no termocolante, cortiça, para a versão 3, de até 30cm de largura por 5 metros de comprimento, com gramatura de até 285gr.

Na versão 1 o painel não é touch screen como nas versões 2 (onde fica a mostra) e 3 (fica coberto pela tampa da máquina). A versão 3 é mais pesada e mais robusta (15% maior e 25% mais pesada). Na versão 3 a lâmina é auto ajustável mas ainda continua compatível com as versões anteriores. Além de muitas outras funcionalidades.

O valor da Silhouette Cameo 3 (que é a que está sendo comercializada atualmente) é de aproximadamente R$1950,00.

Silhouette Portrait

A Silhouette Portrait é uma Plotter de Recorte eletrônico, uma versão mais compacta e acessível da Silhouette Cameo 3.  A diferença entre ambas está no tamanho da área de corte: com a Portrait você consegue trabalhar com materiais de 20 cm de largura por 30 cm de comprimento, enquanto a Cameo 3  de 30 cm de largura até 60 cm de comprimento (utilizando a base extensora).

O valor da Silhouette Portrait é de aproximadamente R$950,00.

Ao adquirir qualquer máquina Silhouette (cameo ou portrait) junto delas já vem uma base de corte, uma lâmina, além dos cabos, manuais, cartão de download, etc e dependendo de onde você adquirir sua máquina, ela ainda vem com cursos para você aprender a utilizá-la da melhor maneira.  Lembrando que a Silhouette é somente uma plotter de recorte, ela não é uma impressora. Para fazer os trabalhos (caixas personalizadas por exemplo) você também precisará de uma impressora (laser ou jato de tinta, fica a seu critério, mas falaremos de impressoras em outro post) para imprimir as caixinhas e enviá-las para corte na Silhouette.

Algumas lojas que vendem a máquina da Silhouette:

Serilon Crafts

Silhouette Cameo Brasil

Infoléo

Casa da Arte

Algumas lojas de materiais de scrapbooking

 

No próximo post falaremos sobre a Mint e a Curio.

 

Se tiver dúvidas ou sugestões de postagens deixe comentário ai pra gente, ok!!

Bjos e até a próxima.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply Bablofil 13 de maio de 2017 at 20:21

    Thanks, great article.

  • Reply Ricardo 27 de junho de 2017 at 15:58

    Oi boa tarde!

    Tenho a Silhouette Cameo, só que não tenho a minima noção de como iniciar os trabalhos… tipo: lista de matérias. Como vou produzir minhas caixinhas. Mas, o que faz fico perdido é nos matérias.

  • Deixe o seu comentário