Meninas (e meninos), hoje o papo é direto e reto! Sabe aquela conversa de mãe para filha(o) ou de amiga que te lasca a verdade na lata porque deseja seu bem? hehehe… Enxergue desse modo =)

Sabe do que você precisa para ter seu próprio negócio em casa? CERTEZA de que é isso mesmo que deseja! CERTEZA da área que quer seguir! E o mais importante: CERTEZA de que está pronta(o) para começar!

Não adianta agir somente pela emoção e pela motivação que outras pessoas lhe causam… Antes de você sair comprando material, equipamento, criando ateliê, cartão de visita e loja virtual, você deve avaliar e planejar muito bem seus passos! As chances do seu negócio dar certo serão infinitamente maiores se você começar totalmente segura(o) de si. Não existe fórmula mágica e nenhum anjinho irá sussurrar no seu ouvido dizendo: “vá em frente, vai dar certo” hehe… Mas existem maneiras de você conquistar essa segurança.

Antes de mais nada pesquise muito sobre home office! Tenha em mente que você ficará a maior parte dos seus dias literalmente em casa! Existem muitas pessoas que não conseguem, que precisam ver rua, ver gente. Pense bem se você não é uma dessas pessoas.
Converse com quem tem experiência, faça testes, planeje sua rotina de trabalho. Presenteie pessoas com sua arte e faça de conta que esses presentes são suas encomendas. Como você irá administrar seu tempo para dar conta delas e da casa? Separe aí uma parte do seu dia para administrar a parte de atendimento ao cliente também. Você nunca estará 100% perfeita(o) na rotina casa x trabalho pois nenhum dia será igual ao outro, principalmente com filhos, mas antes de se lançar no mercado vale a experiência de testar.

Pratique (e muito), estude (e muito) a área que você escolheu atuar. Seja crítico e chato com seu produto! Será que  eu já estou pronta(o) para vender meu trabalho? Eu compraria? Ou existem produtos melhores por aí? Não pode estar mais ou menos, ou bom para começar… Não existe essa de “bom para começar”! A partir do momento que você coloca o seu trabalho a venda, ele DEVE ser impecável, bem acabado, caprichado, criativo… do contrário você some! Tenha em mente que existem muitas e muitas pessoas no mercado super dedicadas e feras no que fazem! “Ah, mas tem espaço para todo mundo!” Tem sim, mas para o “todo mundo” que tem um bom trabalho.
Por isso a importância do treino. É clichê, mas muito verdade: só a prática leva a perfeição! O cliente não quer ver mais do mesmo, ele quer novidade! Mas se for mais do mesmo que seja no mínimo o melhor e mais bem feito!

Não confie só no talento e no dom que Deus te deu. Não se acomode no que sabe fazer, não tenha medo do novo, de ousar e errar… As pessoas mais bem sucedidas no artesanato erram muito mais do que acertam! Pode apostar! E são desses poucos acertos que as ideias mais lindas e os trabalhos mais perfeitos surgem.

É difícil, é complicado, às vezes até desmotivante… mas se vc estiver preparada(o) tudo dará certo. Não empurre com a barriga, não se deixe enganar, seja você o seu maior incentivador!

Mama Craft
Você busca dicas, inspirações e motivos para seguir em frente empreendendo com amor? Então vai adorar o Mama Craft!

3 respostas a “Sabe do que você precisa para ter seu próprio negócio em casa?”

  • Gostei muito do post. Veio bem na hora, porque estou estudando a possibilidade de abrir um Ateliê. Embora eu já trabalhe com artesanato a cinco anos, ainda não me decidi se realmente quero me dedicar integralmente a isso. Também tenho notado que muitas artesãs que pareciam bem sucedidas, com blogs muito legais, tem partido para outros ramos e deixado o artesanato, por que será?

  • Oi Patrícia, obrigada pelo seu contato!
    O conselho que dou é…pesquise muito, estude muito (o mercado)
    para ver como está a aceitação dos produtos da sua área e se atualize sempre!
    Não tenho conhecimento de artesãs que partiram para outros rumos, mas se aconteceu
    não pegue isso para você, afinal todo mundo precisa de mudança em uma hora ou outra da vida não
    é mesmo?! Às vezes, parir para outra, nem tem nada a ver com o artesanato em si…vai saber!
    E olha, só você mesmo para saber se vale ou não a pena! E estarei sempre aqui para o que precisar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *