Dicas, Negócio Criativo

Diferenças entre papel cartão cinza e o papel cartão paraná

papel-cinza

Depois de uma postagem que gerou um tiquinho de confusão sobre o assunto, resolvi fazer esse post para esclarecer tudo e tirar todas as dúvidas. Então, vamos lá!

Você já deve ter ouvido falar em cartonagem e encadernação, não é mesmo? Então, vamos falar do principal material para se trabalhar nessas duas áreas. Papelão.

Ele pode ser o cinza (Horlle) que é mais resistentes e não enverga tão facilmente ou pode ser o mais amarelado (paraná) que é mais fibroso e enverga com muita mais facilidade. Até aqui tudo bem né? Deu para entender…rs!

O que gera muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa confusão e vou explicar agora é que muitas pessoas, principalmente em outras regiões que não o Paraná, conhecem o papel cartão cinza como papel paraná. Pq isso? Pq as indústrias que fabricam o papel cartão cinza tem fábrica no Paraná, então acabou que por esse motivo o papel cartão cinza é também conhecido como papel paraná e não está errado. Só é confuso para quem está iniciando. Mas cuidado eles são bem diferentes um do outro. Se você nunca viu nenhum dos dois é bom ir até uma loja que tenha os dois modelos e pegar na mão para sentir a diferença.

Os dois, tanto o cinza quanto o paraná, podem e são utilizados na cartonagem e encadernação. Mas na maioria das vezes tem funções diferentes. Por isso é sempre bom conhecer os papéis e o trabalho que irá criar.

Abaixo fotos dos dois para vocês visualizarem a diferença.

Papel Cartão Cinza – Horlle (também conhecido como papel paraná)

parana

 

Papel Cartão paraná

99

Nessa foto dá para ver bem a diferença do papel paraná para o horlle. A cor é totalmente diferente. Ele é mais amarelado, mais claro e bem mais fibroso.

papel-parana

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo uma breve descrição dos dois papéis retirado do site da Horlle.

“O Cartão Cinza é um produto tradicional e exclusivo da Indústria de Papelão Hörlle, fabricado com matéria-prima selecionada, composta por 100% de sobras de papéis, adquiridas de diversas fontes. É um produto renovável, que contribui com a conservação do meio ambiente e com a sociedade, e que possui certificação FSC.

A  Hörlle dedica-se a fabricação de papéis reciclados nas linhas de Cartão Cinza, Cartão Cinza H, Cartão Preto H, Cartão Preto H/S, Cartão Marmorizado em cores, Cartão Cinza H com Capa Branca. Todos os produtos da empresa tem tamanho padrão e podem ser confeccionados sob medida, fornecidos em bobina para algumas gramaturas.

O Cartão Cinza é rígido e possui textura mais lisa, é resistente a envergaduras. Já o Cartão Cinza H foi criado para atender a necessidade do mercado interno e externo, sendo um produto com menor peso em relação à espessura do cinza tradicional, o que acaba reduzindo o custo de quem o utiliza. Podem ser utilizados na confecção de capas de cadernos, livros e agendas, malas, pastas, calendários, displays, caixas, quebra-cabeças, brindes em geral.

Papelão Paraná é fabricado diretamente a partir da madeira de pinus. Sua fabricação utiliza fibras virgens, em várias camadas e a cor do produto provém dos materiais utilizados em sua confecção. Possui alta gramatura e rigidez, e é utilizado em embalagens, porta copos, cartonagem, encadernação, fundo de bolsas e diversos segmentos. Trata-se de um material mais fibroso, com textura menos lisa, e que enverga com maior facilidade.”

Espero ter sanado com todas as dúvidas sobre esses dois materiais. Se ainda houver dúvidas deixe um comentário aqui no na postagem, ok!

 

Bjos e até a próxima.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comentário

  • Reply Jorge Dilly 20 de junho de 2017 at 15:13

    E o marrom?

  • Deixe o seu comentário